quinta, 02 de outubro de 2025
Euro Dólar

SISTEMA S UNE ESFORÇOS COM O GOVERNO DA BAHIA PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS ATÉ OS SETE ANOS

Victoria Isabel - 02/10/2025 18:20

Os esforços para a alfabetização das crianças baianas até os sete anos de idade ganharam a adesão da iniciativa privada com o lançamento, na manhã desta quinta-feira (2), do Movimento Bahia pela Educação. Articulada pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), através do Serviço Social da Indústria (SESI), a atividade se une às ações do Governo do Estado, por meio Secretaria da Educação (SEC) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), para garantir a melhoria do ensino e da aprendizagem nos anos iniciais, garantindo a leitura e o letramento até o 2° ano do Ensino Fundamental.

Realizado no auditório da Federação da Indústria do Estado da Bahia (FIEB), no bairro do Stiep, o evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, e da secretária de Educação, Rowenna Brito. Na ocasião, o Prêmio Município Alfabetizador foi anunciado como parte das iniciativas do Sistema S das indústrias ao projeto de alfabetização. A ação reconhecerá os municípios com os melhores resultados, oferecendo premiações em três categorias, levando em conta os índices apresentados no ano de 2024. Entre as premiações estão a construção de laboratórios e entrega de equipamentos, entre outros itens de incentivo à inovação e ao estudo.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, parabenizou a iniciativa das entidades empresariais e do Sistema S e destacou a importância do envolvimento do Governo Federal na busca pela melhoria dos índices de alfabetização em todo o Brasil. Segundo ela, só através da educação será possível combater as desigualdades e transformar vidas, garantindo a construção de um futuro com acesso e oportunidades para todos.
“O governo federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e aqui, no nosso Estado, o governador Jerônimo Rodrigues sancionou a lei do Programa Bahia Alfabetizada, com o objetivo de garantir a alfabetização de crianças até os sete anos e erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos. Esta é uma luta de toda a sociedade. O engajamento do SESI, da FIEB, FAEB e Fecomércio nesta missão é de extrema importância. Sem dúvidas, o Movimento pela Educação será mais uma parceria de sucesso entre a Secretaria da Educação e as entidades empresariais da Bahia”, afirmou.

O vice-governador Geraldo Júnior destacou a importância do envolvimento do setor produtivo e da sociedade civil na mobilização em prol da Educação. “Este é um movimento de extrema importância que se soma aos esforços empreendidos pelo Governo da Bahia, em uma parceria com os municípios e o Programa Bahia Alfabetizada. Esta é uma demanda de toda a sociedade e que envolve outras ações e políticas públicas transversais, a exemplo dos programas Bahia Pela Paz e Bahia Sem Fome”, destacou.

O superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, reafirmou a união de esforços entre as iniciativas pública e privada na construção de um futuro melhor para a garantia de um futuro melhor para as crianças. “A atuação do movimento será colaborativa, por meio de parcerias e projetos estratégicos. Para o ciclo 2025-2028, a prioridade é clara: assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa”, garantiu. Ele também divulgou a data da entrega do Prêmio Município Alfabetizado, que vai acontecer no dia 15 de dezembro.

O movimento é uma articulação da FIEB, por meio do SESI da Bahia, em parceria com a UPB, Governo do Estado, Secretaria de Educação da Bahia, Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe (FETRABASE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (SEBRAE-BA), Ministério Público da Bahia, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (USP).

Fotos: Douglas Amaral

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.