O Hospital do Subúrbio (HS) foi o homenageado desta terça-feira (30) na Câmara dos Deputados, em sessão solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. Completando 15 anos de assistência de qualidade, com segurança e cuidado centrado no paciente, a primeira Parceria Público-Privada (PPP) da saúde no Brasil foi prestigiada por parlamentares, representantes de órgãos federais e o público em geral.
A trajetória de sucesso do HS, premiações recebidas e seus números expressivos que traduzem a magnitude dos serviços prestados à população, desde 2010, foram destacados pelo deputado federal Jorge Solla, requerente da sessão solene. Ao longo desses anos, foram mais de 1 milhão de atendimentos, 195 mil internamentos, 160 mil procedimentos cirúrgicos, e mais de 10 milhões de procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico, entre exames de bioimagem e de laboratório.
“Estamos aqui com muita alegria e muito orgulho para celebrar este marco extraordinário, uma história de esperança e compromisso com a vida. Provamos que é possível, sim, oferecer um serviço de excelência com a alma do Sistema Único de Saúde”, ressaltou Jorge Solla.
O deputado também apontou a elevada satisfação de 98% daqueles que já foram atendidos na unidade hospitalar. “A verdadeira essência do Hospital do Subúrbio está na sua equipe. Não são apenas dados; são vidas salvas, famílias acolhidas e saúde restaurada. Ele é referência nacional, aliando alta tecnologia com equipamentos de ponta. Alcança altíssimos índices de satisfação e trouxe as melhoras práticas do setor privado, com indicadores de qualidade rigorosos e melhoria contínua. Além disso, provou compromisso social. A inovação é um combustível diário em um projeto como esse”, disse Jorge Solla em seu pronunciamento.
Presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela gestão do HS, Jorge Oliveira agradeceu a homenagem e falou sobre a efetiva contribuição da unidade para a prestação de serviços de saúde em Salvador e na Bahia. “O hospital representa uma verdadeira integração entre setor público e privado em benefício da população”, afirmou.
Para o subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, o modelo adotado de PPP para a prestação de serviços assistenciais em saúde (“bata branca”) foi uma escolha ousada e corajosa. “Esse é um momento muito especial para o SUS, trata-se de uma experiência inovadora. Não tínhamos dúvida de que a gestão privada traria mais agilidade, mas queríamos um hospital bom e integrado à rede assistencial, e fomos capazes de fazer isso. Temos dados suficientes que mostram como foi gloriosa essa iniciativa”.
Compondo a mesa da sessão solene também estavam Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República; Gabriel de Carvalho Cunha, gerente médico do HS; Júlio Pinheiro, secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República; e o deputado federal Rubens Júnior.
Em seu discurso, Marcus Cavalcanti falou sobre a garantia de pagamento das PPPs, inicialmente pensada com o projeto do Hospital do Subúrbio, e mencionou a existência de novas estruturações de PPPs federais na saúde.
Já Júlio Pinheiro enfatizou que é possível modernizar a gestão pública, lançando mão dos instrumentos que a legislação apresenta em busca de melhor prestação dos serviços públicos. Ainda, parabenizou a equipe técnica e diretiva do HS. “Pudemos atestar a excelência e a resolutividade do Hospital do Subúrbio. Ele é revolucionário na política pública de saúde no Estado”, pontuou.
Foto: Ascom HS e Ascom Gabinete Dep. Jorge Solla