quinta, 16 de outubro de 2025
Euro Dólar

BAHIA LEVA VOZES DA DIVERSIDADE PARA A 5ª CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES, EM BRASÍLIA

LUIZA SANTOS - 29/09/2025 17:31

Uma comitiva formada por 159 delegadas está representando a Bahia na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que começou, nesta segunda-feira (29) e segue até quarta-feira (1º), em Brasília. A abertura contou com as presenças do presidente Lula; da ministra das Mulheres, Marcia Lopes, do governador Jerônimo Rodrigues, e da secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, dentre outras autoridades.

A secretária Neusa Cadore lembrou que a última conferência nacional foi realizada há 10 anos e destacou a importância da retomada deste processo. “Este é um momento de grande emoção e esperança. Mulheres da Bahia e de todo o Brasil se encontram e se unem para discutir o fortalecimento de políticas públicas essenciais para a vida de todas nós. A nossa delegação é um espelho da diversidade e da força da mulher baiana. Chegamos a Brasília com o compromisso de lutar por mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas, garantindo que as demandas do nosso estado sejam ouvidas e transformadas em políticas efetivas. É a nossa voz sendo levada para o coração das decisões nacionais”, afirmou.

O governador Jerônimo Rodrigues lembrou que a Bahia também está representada pelas delegadas eleitas nas conferências livres e convidadas, o que amplifica as vozes das mulheres do estado nesta construção coletiva. “A Bahia está presente com força na Conferência, trazendo mais de 300 mulheres que representam nossa diversidade, nossa luta e nossas conquistas. É sobre ampliar direitos, enfrentar violências e garantir que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços que são delas por direito”, afirmou.

O governo da Bahia apoiou a vinda das 159 delegadas baianas que foram eleitas durante a etapa estadual, em Salvador, dos movimentos feministas e de mulheres, a sociedade civil e dos poderes públicos. Elas representam cerca de 5 mil mulheres que participaram ativamente deste processo de construção coletiva, em 176 conferências municipais e 22 territoriais que alcançaram os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Ao todo, a 5ª CNPM deve reunir cerca de quatro mil mulheres de todas as regiões do país.

Durante esses três dias, serão realizados debates sobre as proposições encaminhadas como resultado das conferências preparatórias, com o objetivo de fortalecer os direitos das mulheres e avançar na igualdade de gênero no Brasil. A partir do tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquista para todas”, a programação envolve diversas atividades como os painéis temáticos que abordarão questões como enfrentamento à violência contra as mulheres; trabalho renda, poder e cuidado; justiça de gênero e justiça étnico-racial; a dimensão de gênero e raça nos impactos das mudanças climáticas; democracia e soberania na perspectiva da emancipação das mulheres; as políticas de saúde, educação e de assistência social e a garantia dos direitos para as mulheres.

Tatiane dos Ângeles, do Instituto de Mulheres Negras Luisa Maim e da ONU LGBT do Estado da Bahia, falou sobre a importância dessa construção coletiva. “É importante a gente demarcar esse espaço, lutar por políticas públicas e resistência. Diga não para a LGBTfobia, diga não ao racismo, ao sexismo e vamos em frente”, conclamou.

Andréia Almeida, vice-presidente da União de Negras e Negros pela Igualdade Bahia e do Conselho Estadual de Defesa dos Diretos das Mulheres (CDDM), também falou sobre o que espera deste processo. “Estou feliz e realizada em estar aqui, em Brasília, na quinta Conferência Nacional de Política para as Mulheres, trazendo a voz de nós, mulheres pretas, retintas, de todos os lugares desse país. É urgente e necessário falarmos das nossas dores, mas também dialogarmos pela mudança social que a gente deseja. Por um país mais econômico, com justiça social, com democracia e com a presença de nós, mulheres pretas, na política”.

Foto: Cláudia Oliveira/Ascom SPM

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.