quarta, 24 de setembro de 2025
Euro Dólar

GOVERNO DESAPROPRIA ÁREA NA ESTRADA DO DERBA PARA AVANÇO DO VLT

Bruna Carvalho - 24/09/2025 09:00

O governo da Bahia desapropriou uma área de 1,23 hectares na Estrada do Derba, à altura da BA-528, para a implantação do trecho 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará Paripe a Águas Claras com oito paradas. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (24).

O decreto foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pelo secretário da Casa Civil Afonso Florence e pela secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur) Jusmari Oliveira. A Companhia de Transportes da Bahia (CTB), com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), será responsável pelos processos administrativos, judiciais e indenizatórios.

Na mesma edição, foi republicado o aviso de licitação para contratação de serviços de telecomunicações, sinalização e controle de trens. A abertura, antes marcada para 1º de outubro, foi remarcada para 8 de outubro, às 9h.

O VLT contará com 42 estações distribuídas em 40 km de extensão e deverá transportar 172 mil passageiros por dia. Considerado o maior investimento em mobilidade de Salvador desde o metrô, o sistema promete desafogar o trânsito e integrar modais, com prioridade ao Subúrbio Ferroviário.

A previsão é que os primeiros testes do trecho 1, entre o Comércio e Paripe, comecem no início de 2026. Os demais trechos, até Águas Claras e Piatã, devem ser concluídos até 2028.

Os primeiros trens chegam a Salvador em 5 de dezembro, vindos de Hortolândia (SP). Segundo Jerônimo, o lote inicial terá dois trens com vagões reservados para marisqueiras e ambulantes. A partir de 2026, serão 18 composições em circulação, com reforço previsto para 2027.

Foto: Divulgação / CTB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.