O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou nesta segunda-feira (22) os deputados federais petistas que votaram a favor da PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados. A proposta, aprovada na última quarta-feira (17), tem sido defendida principalmente pelo Centrão e pelo PL, o que surpreendeu aliados.
No total, 12 parlamentares do PT apoiaram a medida: Paulo Guedes (MG), Odair Cunha (MG), Merlong Solano (PI), Leonardo Monteiro (MG), Kiko Celeguim (SP), Jilmar Tatto (SP), Florentino Neto (PI), Flávio Nogueira (PI), Dr. Francisco (PI), Dilvanda Faro (PA), Alfredinho (SP) e Airton Faleiro (PA).
“Eu não concordo com os deputados do PT de outros estados que fizeram isso. O alinhamento é um só. Eu não sei o que passou na cabeça dos deputados do Partido dos Trabalhadores que fizeram esse voto. A meu ver, é equivocado”, afirmou Jerônimo, em agenda em Salvador.
O governador avaliou ainda que a postura pode afetar o futuro político dos parlamentares. “A sociedade brasileira vai botar na mesa quem fez o equilíbrio. Então, eu me balizo sobre a atitude inicial”.
Jerônimo também comentou as retratações de Gabriel Nunes (PSD) e Mário Negromonte Júnior (PP), que admitiram erro após votarem favoravelmente. “A gente tem a grandeza de dizer: ‘Vacilei, bora aqui ajudar a barrar o processo no Senado e evitar qualquer possibilidade de aprovação’”, completou.
Foto: Divulgação/GOVBA