As principais criptomoedas caíam nesta terça-feira, 23, após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, evitar garantir mais cortes de juros à frente ao reforçar que a política monetária segue condicionada à evolução dos dados.
Por volta das 16 horas (em Brasília), o bitcoin recuava 0,77%, a US$ 111.916,68, enquanto o ethereum caía 0,69%, a US$ 4.186,76, segundo dados da plataforma Binance. Outros criptoativos importantes, como tether, solana e XRP também registravam queda.
Durante discurso na Câmara do Comércio de Rhode Island, Powell ressaltou que a política monetária não tem trajetória predeterminada. O comentário azedou o sentimento de risco em Wall Street, o que também desencorajou a busca por criptomoedas.
Assim, os ativos digitais estenderam a liquidação da véspera, quando analistas observaram um forte movimento de desalavancagem – ou seja, o fechamento de posições alavancadas em ajuste após o rali deflagrado pelo corte de juros do Fed na semana passada.
O cenário havia deixado investidores expostos, de acordo com Maja Vujinovic, da FG Nexus. Mas a analista espera normalização do quadro: “a história mostra que essas ‘limpezas de alavancagem’ muitas vezes marcam uma base mais saudável. É mais provável que estejamos caminhando para uma consolidação”.
Fonte: Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução