segunda, 22 de setembro de 2025
Euro Dólar

FESTIVAL HOMENS DE BARRO E OUTROS EVENTOS MOVIMENTAM ZONAS TURÍSTICAS DA BAHIA

Victoria Isabel - 22/09/2025 18:20

O 16º Festival Homens de Barro, com a tradicional queima das imponentes esculturas de argila da artista plástica Selma Calheira, transformadas em cerâmica, foi encerrado, no último sábado (20), no espaço Cores da Terra, em Ibirataia, na Costa do Cacau. Em quatro dias de atividades, cerca de duas mil pessoas da Bahia, de outros estados e até do exterior participaram do evento, que teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

Na programação, oficinas, workshops, exposições, feira de artesanato, apresentações culturais e a experiência imersiva da visita à fazenda de cacau Lajedo d’Ouro, para conhecer o processo de fabricação do chocolate Var. Houve ainda shows com Pedro Pondé, Banda Quizila, Acordeana e Roni Lopes.

Durante o evento, Calheira apresentou ao titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, e ao prefeito de Ibirataia, Alessandro Freitas, o Sandro Futuca, a maquete da Cidade dos Homens de Barro. A ideia é instalar o projeto no alto de uma montanha do município, com cerca de mil esculturas gigantes, de até seis metros de altura, retratando a ligação do povo da região com a terra.

“Acredito que, com a arte, podemos gerar um movimento cultural regional, capaz de promover o turismo sustentável. Esse é o meu grande sonho, porque a instalação artística que propomos em Ibirataia é única e a maior exposição de cerâmica das Américas”, explicou a artista.

“Precisamos unir esforços para tornar o sonho de Selma em realidade, porque o talento dela retrata a resiliência e o trabalho dos homens e mulheres que construíram a Costa do Cacau. É uma atração que incrementa o fluxo de visitantes no sul da Bahia, gerando emprego e renda, com a movimentação da economia criativa”, ressaltou Bacelar.

Para a mineira Ivana Panizzi, que participou da programação no Cores da Terra, “o Brasil e o mundo precisam vir conhecer esse festival, que é encantador”.

Eventos em outras zonas turísticas – Ainda no sábado (20), o projeto Primavera das Tribos marcou o Dia Mundial da Limpeza, unindo a comunidade em prol do turismo sustentável em Arembepe, distrito de Camaçari, na Costa dos Coqueiros. Ele teve o incentivo da Setur-BA e da Prefeitura Municipal, com a participação de 200 moradores, que coletaram lixo da praia e lagoas, da Praça dos Coqueiros até a Aldeia Hippie, recanto de fama internacional já visitado por artistas como Jack Nicholson, Mick Jagger e Janis Joplin.

“Arembepe é famosa pelo turismo alternativo na comunidade hippie, mas queremos dar ainda mais visibilidade ao destino, por meio do turismo sustentável. Agradecemos o apoio da Setur-BA, que é uma grande parceira”, declarou o coordenador do projeto, Reginaldo Martins.

Pela primeira vez no litoral norte da Bahia, o casal Luiz Carlos de Souza e Marilene Mesquita, que veio do Espírito Santo, estava na aldeia durante a ação de limpeza. “Viemos conhecer a cultura dos hippies e aprovamos essa iniciativa comunitária. Em todas as viagens, recolhemos nosso lixo para descartar em locais apropriados, pois isso ajuda na preservação do meio ambiente”, relatou a mulher.

Já na zona turística Baía de Todos-os-Santos dois eventos movimentaram a economia, no último fim de semana, com o apoio da pasta estadual de turismo: a 1ª Expo Mundo Pet, feira voltada para o mercado dos animais de estimação, no Centro de Convenções de Salvador; e o 2º Festival do Recôncavo, na Praça da Purificação, em Santo Amaro, que celebrou a cultura da região, com música, dança e gastronomia.

Foto : Tatiana Azeviche

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.