sexta, 19 de setembro de 2025
Euro Dólar

GOVERNO DA BAHIA LANÇA PROJETO CENTRAIS DAS ÁGUAS PARA FORTALECER O SANEAMENTO RURAL DO ESTADO

Matheus Souza - 19/09/2025 17:41

O Governo da Bahia lançou, nesta sexta-feira (19), em Ribeira do Pombal, o Projeto Centrais das Águas da Bahia, uma iniciativa que promete transformar a gestão do abastecimento de água no meio rural. O programa tem como objetivo consolidar e expandir o modelo multicomunitário de saneamento, reconhecido nacional e internacionalmente por garantir maior eficiência, sustentabilidade e participação comunitária.

Inspirado em experiências pioneiras iniciadas na Bahia em 1983, o modelo das Centrais das Águas possibilita uma gestão mais profissionalizada dos sistemas rurais, assegurando a distribuição de água tratada, o aumento da vida útil dos equipamentos, a redução de doenças de veiculação hídrica e o fortalecimento das associações locais. Atualmente, já existem Centrais em funcionamento em Seabra, Jacobina e Caetité, atendendo milhares de famílias do semiárido baiano.

A iniciativa integra o projeto Bahia que Produz e Alimenta, no componente Abastecimento de Água nas Comunidades Rurais, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), vinculadas à Secretaria de Infraestrutura Hídrica E Saneamento (SIHS), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, o lançamento marca um avanço significativo para o campo. “Esse projeto é uma união de esforços entre a CAR/SDR, a SIHS e a CERB para garantir saneamento rural a milhares de agricultores e agricultoras, com as novas Centrais de Ribeira do Pombal, Vitória da Conquista e Feira de Santana. São ações estruturantes que representam um novo momento para o saneamento rural da Bahia”, destacou.

Mais água potável
O Projeto Centrais das Águas da Bahia amplia o acesso à água potável nas comunidades rurais, por meio de investimentos em infraestrutura hídrica e da profissionalização da gestão dos sistemas de abastecimento. A ação fortalece o modelo de gestão compartilhada, com atuação das Centrais de Associações Comunitárias, promovendo o uso sustentável dos sistemas e o protagonismo das comunidades locais.

Com a expansão do projeto, estão previstas três novas Centrais nas regiões de Vitória da Conquista, Feira de Santana e Ribeira do Pombal, além da possibilidade de implantação em outros territórios, como Jequié, Itabuna, Barreiras e Teixeira de Freitas.

O prefeito de Ribeira do Pombal, Eriksson Silva, também ressaltou a importância da iniciativa. “Em parceria com o Governo do Estado, a Central das Águas vai se instalar não só em Pombal, mas em toda a região. Serão mais de 500 casas beneficiadas com água. No Semiárido, onde nem todas as localidades recebiam abastecimento, agora, graças ao Governo do Estado, a água está chegando em todos os lugares”, afirmou.

O projeto reforça o compromisso da Bahia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que diz respeito ao acesso universal à água potável e ao saneamento. O projeto também será fundamental para o cumprimento da meta de universalização do acesso à água no estado até 2040.

 

Fotos: André Frutuôso

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.