quarta, 17 de setembro de 2025
Euro Dólar

FESTIVAL LITERÁRIO SÃO FÉLIX CONTA SUAS YABÁS – FLYSF 2025 CELEBROU DURANTE TRÊS DIAS A LITERATURA, ANCESTRALIDADE E CULTURA DO RECÔNCAVO

João Paulo - 17/09/2025 11:00 - Atualizado 17/09/2025

A cidade presépio do Recôncavo Baiano sediou durante três dias o I Festival Literário da sua história, nessa edição inédita as Yabás ecoaram seus contos e cantos tecidos pelas mãos majoritariamente de mulheres baianas. Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, aproximadamente 1.500 pessoas circularam pelos diversos terreiros, espaços temáticos, incluindo a Zona Rural do Município. O evento reuniu escritoras, pesquisadores, artistas, mestres da tradição oral e a comunidade local em uma programação intensa e gratuita.

Com a curadoria das escritoras, Lucineide Souza e Bárbara Uila, o festival deste ano passeou entre a literatura de mulheres, oralidade, memória e resistência afro-indígena, histórias contadas pelas vozes das mães rainhas Yabás, destacando a ancestralidade e a força da literatura Baiana. Entre os temas discutidos foram destaque, o incentivo a leitura, jornalismo e formas de noticiar do Recôncavo, oralidade, publicações e circulações independentes, reza canto e samba de roda, a contribuição das mulheres na preservação da herança cultural do Recôncavo, e salvaguarda das memórias locais.

A abertura, realizada na manhã do dia 5, foi marcada por um cortejo cultural que fez alusão aos pregões e bandos anunciadores, o Terreiro da Palavra Matriarcas do Recôncavo recebeu em sete mesas literárias e um sarau, nomes importantes da literatura e da tradição oral, entre eles Carla Akotirene, Kátia Borges, Dona Maria do Armazém, Dona Chica do Pandeiro, Samira Soares, Évora, Nega Fya e o historiador Fábio Batista.

No espaço infantil Terreiro Erê, participaram Mário Sankofa, Leticia Paulinha, Fernanda Nascimento e Valdicinéa Aragão em quatro contações de histórias,  duas rodas de conversa, uma vivência com ervas e um bailinho infantil.

E assim São Félix viveu momentos de muita troca, nos oito lançamentos de livros, apresentações de sete manifestações culturais, um circuito das Yabás de projeção mapeada na praça Inácio Tosta, nas janelas da casa onde morou o poeta Castro Alves mulheres Sanfelixtas conversaram entre si, e três dias de visita guiada ao patrimônio local Gruta de Santa Bárbara na Ladeira do Milagre.

E como no Recôncavo a música também é poesia cantada, o samba de roda e o tributo aos Tincoãs embalaram as noites a beira do rio paraguaçu, no primeiro a música ficou por conta  da cantora Ana Paula Albuquerque e o Samba de roda da cidade Filhos de Nagô, já no segundo marcaram presença o cantor e escritor Vitor da Trindade e o samba rural do grupo da cidade de Santa Bárbara Swing da Bahia, e o último dia ficou por conta do Samba Chula de São Brás.

O FLYSF é mais do que um encontro literário que precisa se consolidar em São Félix, foi grandioso e potente, um espaço de celebração do pertencimento e identidade local. Finalizando e celebrando setembro e o evento, no Terreiro Erê foi ofertado uma mesa de doces as crianças, que deixou um gostinho de quero mais, que toda essa arte da palavra ecoe no mundo e possamos nas saias das nossas Yabás tecer o próximo, gratidão a todos e todas que estiveram presentes, a cada expositor da Feira de Livros e de Artes, até 2026 com fé nas Yabás!

O Festival Literário Yabás São Félix – FLYSF 2025 foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021.

O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Parceiros e apoiadores: Empresa Gráfica da Bahia-EGBA , TV Bahia, Fundação Hansen Bahia, Associação Cultural e Social Santa Bárbara, Pousada La Buena Vida, Pousada Pai Tomaz, CNA NET, Pousada Paraguassu, Pousada Flor do Rio, Espaço Casa das Folhas, Restaurante Delicias do Recôncavo, Polícia Militar da Bahia.

Fotos: AKIN AKILL

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.