Brasileiros com ensino superior ganham, em média, mais do que o dobro (148%) daqueles que fizeram apenas o ensino médio. Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), esse prêmio salarial é de 54%. Os dados são do relatório Education at Glance, divulgado na terça-feira (9).
Segundo os dados, a escola também garante maiores chances de conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. De acordo com o Education at Glance, 10% dos jovens adultos (população entre 25 a 34 anos) sem ensino médio estão desempregados, em comparação com 8% daqueles que terminaram essa etapa escolar. Já entre os que fizeram uma graduação, essa proporção cai para apenas 5%. Na OCDE, essas faixas são de 13%, 7% e 5%, respectivamente.
Especialistas e gestores educacionais, no entanto, apontam que o Brasil vive um momento de descrença na educação entre os jovens. Pesquisadores apontam que o absenteísmo crônico (alunos que faltam 10% ou mais das aulas durante o ano letivo) nas escolas explodiu e que o mercado de trabalho está atraindo até adolescentes que não precisam complementar a renda em casa.