quarta, 10 de setembro de 2025
Euro Dólar

LULA AVALIA CANDIDATURA DE SIMONE TEBET AO SENADO POR SÃO PAULO EM 2026

Bruna Carvalho - 10/09/2025 10:20

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), pode disputar uma vaga no Senado por São Paulo nas eleições de 2026. Segundo o portal UOL, a possibilidade foi discutida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em conversa com a ministra durante viagem ao Acre, em agosto.

Lula teria mencionado que o grupo de advogados Prerrogativas defende a candidatura de Tebet pelo estado paulista, e não por seu estado de origem, o Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (11), o Prerrogativas promove em São Paulo um encontro da ministra com empresários e formadores de opinião.

Uma pesquisa da Atlas Intel mostra Tebet tecnicamente empatada com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na corrida pelo Senado em São Paulo: ela aparece com 22,1% das intenções de voto, contra 19,7% de Haddad, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

A eventual candidatura em São Paulo, no entanto, exigiria uma mudança partidária. Isso porque o MDB paulista, liderado por Baleia Rossi e pelo prefeito Ricardo Nunes, é próximo do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), cotado para disputar a Presidência em 2026. Nesse cenário, Tebet teria de migrar para o PSB.

Aliados afirmam que a ministra ainda não tomou uma decisão. Ela avalia a possibilidade de voltar a concorrer pelo Mato Grosso do Sul, onde a disputa envolve nomes como o ex-governador Reinaldo Azambuja, Capitão Contar (PRTB) e Nelsinho Trad (PSD). Apesar da indefinição, interlocutores dizem que Tebet considera importante fortalecer o Senado contra o bolsonarismo a partir de 2026.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.