A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional deve retomar nesta terça-feira (9) a análise do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026.
A votação havia começado na semana passada, mas o relator, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), pediu mais tempo para concluir o parecer devido ao número elevado de emendas apresentadas: foram 2.465.
Depois de aprovada na Comissão, a LDO seguirá para votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, ainda sem data definida.
A LDO estabelece parâmetros para a elaboração do Orçamento, fixando limites para os poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, além de tratar de despesas com pessoal e da política fiscal.
No fim de agosto, o governo enviou ao Congresso o projeto do Orçamento de 2026, com projeções diferentes das previstas na LDO que tramita desde abril. A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 2,5% para 2,44% no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA).
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil