quarta, 03 de setembro de 2025
Euro Dólar

FUNDAÇÃO CIDADE MÃE CELEBRA 30 ANOS COM ESPETÁCULO APRESENTADO POR ASSISTIDOS PELA ENTIDADE

Victoria Isabel - 03/09/2025 18:40

A Fundação Cidade Mãe (FCM) celebrou os seus 30 anos com um evento especial, realizado nesta terça-feira (3), no Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) da AABB, em Piatã. A entidade vinculada à Prefeitura de Salvador atende a mais de 1 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com atividades culturais e educacionais no contraturno escolar. Nesta terça, alguns dos assistidos apresentaram o espetáculo infantil ‘As Aventuras de Pinóquio’ para uma plateia lotada de familiares e convidados.

Criada em 17 de agosto de 1995, a FCM tornou-se referência em políticas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, atuando de forma integrada com as famílias e as comunidades. A entidade trabalha sobretudo de forma preventiva, oferecendo um conjunto de atividades como aulas de arte, música, dança, artes marciais, reforço escolar e cursos profissionalizantes, entre outras áreas. Nos casos mais graves, de jovens que já passaram por violações de direito, a fundação também oferece acolhimento provisório.

A presidente da FCM, Isabela Almeida, explicou que o objetivo da entidade é oferecer acolhimento e oportunidades de transformação social: “Nós trabalhamos investindo e acreditando numa nova realidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Salvador. Atuamos em diversas áreas, com vista a garantir oportunidades para que um futuro novo seja construído”, afirmou.

O espetáculo apresentado nesta terça-feira na AABB estava sendo ensaiado desde o começo do ano. A estudante Esther Andrade, 15 anos, foi escolhida para interpretar uma fada. Ela contou que conheceu a Fundação durante uma ação educativa na escola, que pediu para a mãe fazer a matrícula e que há sete anos participa dos cursos junto com dois irmãos.

“Eu amo estar na Fundação. Adoro sair de casa para fazer os cursos, faço curso de manhã e à tarde, porque estudo à noite. Aqui eu aprendi sobre educação, sobre modos, sobre como me apresentar e como cuidar. Hoje, vou ser a fada da história. Ela que vai dar vida a Pinóquio”, disse sorrindo.

Outros estudantes relataram que as atividades ajudam a perder a timidez e a se preparar para o mercado de trabalho. O jovem Gabriel Faleiro, 14 anos, contou que está há três anos na Fundação e disse que as atividades estão preenchendo o tempo antes livre.

“Descobri coisas que gosto de fazer, e que não sabia. Não fico mais em casa só mexendo no celular, tenho um local para ir à tarde. Eu comecei a gostar de música e de pintar quadros, pode ser uma carreira, e penso também em ser biólogo”, contou.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.