quinta, 28 de agosto de 2025
Euro Dólar

INDEX DISCUTE DESAFIOS DA INDÚSTRIA BAIANA NO ENFRENTAMENTO AOS DESAFIOS CLIMÁTICOS GLOBAIS

João Paulo - 28/08/2025 15:00 - Atualizado 28/08/2025

Durante o segundo dia da INDEX – A Feira da Indústria da Bahia, nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções de Salvador, o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto, chamou atenção para um aspecto estratégico das mudanças climáticas: as oportunidades econômicas que podem surgir a partir de ações voltadas à sustentabilidade. Ao participar do painel Iniciativas da Indústria Baiana para Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas, Soto afirmou que “cuidar do clima pode também dar resultados econômicos, no entanto, novas políticas públicas são necessárias, para que as oportunidades sejam aproveitadas”. A fala reforça a importância de integrar a agenda ambiental à estratégia de negócios, especialmente diante dos desafios que serão debatidos na COP 30, que será realizada no mês de novembro, em Belém (PA).

Em sua participação, Soto destacou que fenômenos climáticos são cada vez mais extremos, com efeitos já percebidos pela sociedade. Ele pontuou que o desafio é criar uma forma de desenvolver a indústria em paralelo à neutralidade de carbono e relatou algumas iniciativas da Braskem com este fim. “A Braskem já olha para a frente, simulando cenários futuros, para que possamos tomar iniciativas para evitar efeitos ainda mais extremos. Precisamos nos colocar como parte da solução para o que vislumbramos no futuro, que é uma economia circular de carbono neutro”, afirmou.

O diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem ressaltou que a estratégia de mitigação das mudanças climáticas na companhia tem três pilares: redução das emissões de CO2, por meio de melhoria de eficiência energética, aumento do uso de energia renovável, e de baixo carbono nas operações industriais; remoção de carbono e captura de emissões. Atualmente, pelo menos 74% de toda energia elétrica comprada globalmente pela empresa provém de fontes renováveis.

Também presente no painel, a diretora industrial do Complexo Acrílico de Camaçari da BASF, Tânia Oberding, apresentou as iniciativas da empresa para a proteção climática e transformação da indústria química e ressaltou a necessidade de se estabelecer um plano com objetivos e prazos de cumprimento para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. “As metas nos ajudam a trabalhar para chegar lá”, pontuou.

Já a gerente Jurídica do Regulatório e de Relações Institucionais da Equinox Gold, Giselle de Oliveira, argumentou que as mudanças climáticas são um dos desafios mais urgentes atualmente. “Temos sentido em nossas operações os efeitos extremos das alterações climáticas, então precisamos estabelecer como mitigá-las e aproveitar as oportunidades relacionadas às mudanças do clima”, ressaltou.

Por sua vez, o gerente de Negócios/Meio Ambiente e Segurança do Trabalho no SENAI CIMATEC, Pedro Becker Pozzi, salientou o SENAI como parceiro da indústria na busca por soluções sustentáveis. “Hoje as indústrias estão com problemas cada vez mais complexos, por isso reafirmo aqui nossa missão em apoiar o desenvolvimento industrial, não só em relação a pessoas, mas em tecnologia, inovação, equipamentos”, salientou.

A mediação do painel, que foi encerrado por volta de 13h, ficou a cargo de Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Mulher na indústria – Na quarta-feira (27), primeiro dia de evento, a engenheira química e coordenadora de Produção da unidade PE3 da Braskem, no Polo de Camaçari, Camila Sayão, foi uma das convidadas no talk show INDEX & Elas: Mulheres de Ponta a Ponta – Conexão Feminina Transformando a Indústria. No encontro foram compartilhadas experiências, desafios e conquistas vividas por elas na indústria. A mediação do debate ficou a cargo de Renata Muller, presidente do Comitê da Mulher na Indústria; e contou ainda com a participação de Nayana Pedreira, sócia-diretora da Acqua Aroma; e Manuela Martinez, gerente de Relações Sindicais da FIEB.

“Participar deste debate foi uma experiência inspiradora e enriquecedora. Poder compartilhar vivências e ouvir outras mulheres que atuam na indústria reforça a importância de espaços como esse, que promovem a representatividade, a troca de experiências e o fortalecimento da rede feminina. O Comitê da Mulher na Indústria é uma iniciativa que nos conecta e nos impulsiona a seguir construindo um ambiente mais diversos, inclusivo e inovador”, afirmou Camila Sayão.

Transição energética e inovação industrial – Nesta sexta-feira (29), terceiro e último dia da INDEX, o diretor de Energia da Braskem, Gustavo Checcucci, será um dos palestrantes do painel Transição Energética: o uso de gás natural para a segurança energética. No mesmo dia, o Palco 360 sediará o seminário Indústria Baiana Sustentável: Iniciativas que Transformam, onde as profissionais da Braskem na Bahia, Clarissa Costa Amaral, coordenadora de Produção da Unidade de Aromáticos; e Mariah Britto Lima, engenheira de Processos de Químicos, irão apresentar o projeto Maximização do Aproveitamento das Correntes do Flare.

Sobre a Braskem

A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/.

Foto: Gabriel Gonçalves/Divulgação

Fotos: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.