A Bahia ficou em 22º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados de 2025, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Liderança Pública (CLP)
O estado foi destaque em Solidez Fiscal, ficando em 9º lugar no país e em Eficiência da Máquina Pública, ocupando o 11º lugar. E ficou muito mal colocado em Segurança Pública 25º lugar, em Capital Humano em 25º lugar e Educação em 22º lugar.
No ranking geral, a Paraíba foi o estado do Nordeste mais bem colocado no ranking, ocupando o 11º lugar, vindo em segundo o Ceará em 14º lugar.
No Ranking de Competitividade dos Municípios, Salvador (BA) ficou em 15º lugar, tendo boa colocação na dimensão institucional, que refere-se à solidez fiscal e eficiência da máquina pública, que ficou em 2º lugar no país. Na dimensão social, no entanto, que abarca saúde e educação ficou em 322º lugar e na Dimensão Econômica em 86º.
Entre as capitais do Nordeste, Recife aparece em primeiro lugar no Nordeste e em 8º lugar no país, seguida por Fortaleza que fica em 13º lugar. Recife obteve melhor posição na dimensão econômica, ficando em 16º, lugar enquanto Fortaleza e Salvador ficavam em 80º e 86º respectivamente.
Chama atenção tanto no Estado quanto no município de Salvador os bons resultados no âmbito da solidez fiscal e eficiência da máquina pública, mas que não se refletem nas áreas fins como educação, saúde e segurança.
Nos estados são avaliados as dimensões Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Nos municípios as dimensões Instituições, Sociedade e Economia.