Um idoso de 72 anos, identificado como Damião José dos Santos, declarado morto por dois médicos, foi reanimado no Hospital de Base de Itabuna, no sul da Bahia.
De acordo com o g1 Bahia, a morte foi atestada na quarta-feira (13), após cerca de uma hora sem sinais vitais. Internado há oito dias na UTI 3, o paciente havia apresentado ausência de atividade elétrica cardíaca, de pulso e de reflexos, mesmo após 15 minutos de tentativas de reanimação.
“Foram iniciadas prontamente medidas de reanimação, com a participação de toda a equipe de plantão (enfermagem e fisioterapia). Porém, o paciente manteve ausência de atividade elétrica cardíaca, de pulso e de reflexos, sinais compatíveis com diagnóstico de óbito. Mesmo assim, todas as assistências foram mantidas por 15 minutos, sem quaisquer sinais vitais”, informou o hospital em nota.
Quando a funerária já estava a caminho, profissionais perceberam novos sinais vitais e retomaram o atendimento para estabilizar o paciente. O hospital explicou que o retorno espontâneo da circulação após a constatação da morte é raro, mas já foi registrado em outros casos, e que não houve falha técnica ou ética por parte da equipe.
Antes do episódio, Damião estava com respiração 100% dependente de aparelhos; após a reanimação, esse índice caiu para 20%.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabuna