A operação “Cidade Dez, Sucata Zero”, coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), completa 12 anos em outubro deste ano. Ao longo desse período, quase 15 mil veículos inservíveis e sucatas foram recolhidos das ruas de Salvador, numa iniciativa que não se restringe apenas à remoção de carros abandonados, mas também a outros tipos de materiais que possam estar em vias públicas, como barcos, geladeiras e outros objetos.
As ações, que buscam melhorar a mobilidade, a limpeza urbana e a saúde pública, também contam com parceria da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvaldor).
Desde o início deste ano, 377 notificações foram emitidas e 355 carcaças foram removidas. O secretário da Semop, Décio Martins, destaca a relevância da operação para a cidade ao longo de mais de uma década.
“É cuidar, zelar. São ações diárias de retirada de barcos e veículos abandonados, que podem acumular animais peçonhentos e possibilitar até o esconderijo de eventuais criminosos. Isso já foi percebido algumas vezes. Então, a gente cuida da estética da cidade. Essa é uma ação rotineira aqui da Semop, visando manter o ordenamento da nossa capital”, pontua o titular da pasta.
As vistorias acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As ações contam com suporte de caminhão munck, guincho e, se houver necessidade, a presença de agentes da Guarda Civil Municipal.
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS