O secretário de Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Augusto Vasconcelos, acredita que a relação comercial entre a Bahia e a China devem crescer nos próximos anos com novos acordos nas áreas da energia e da agricultura. Os novos atrativos financeiros para o estado foram tratados durante reunião com a comitiva baiana e o cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min. A ocasião, que também contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, e Casa Civil, Afonso Florence, destacou os investimentos da montadora chinesa BYD.
“A China é a maior parceira comercial do Brasil. Na Bahia, temos muitos empreendimentos que são fruto dessa relação. Conversamos sobre a atração de novos investimentos e atuação em conjunto para o desenvolvimento tecnológico e fortalecimento do potencial econômico do nosso estado. Ponte Salvador-Itaparica, BYD, investimentos em ferrovias, portos, mineração, agricultura foram alguns dos temas abordados.”
Outro tema discutido foi a Ponte Salvador-Itaparica, um dos maiores empreendimentos de infraestrutura do estado. Além disso, foram abordadas possíveis parcerias em ferrovias, portos, mineração e agricultura, áreas consideradas fundamentais para o fortalecimento do potencial econômico da Bahia. A iniciativa de estreitar os laços com a China também tem o objetivo de impulsionar a inovação e o avanço tecnológico no estado, consolidando a Bahia como um destino atrativo para investimentos globais.
Contrato assinado para a ponte
No dia 4 de maio, o governo Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou que assinou o novo aditivo contratual para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. O acordo entre a gestão estadual e o consórcio chinês foi costurado após intervenção do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que intermediou as conversas entre as partes.
A assinatura marca o fim de um imbróglio que se iniciou na pandemia de Covid-19, com o aumento dos insumos da construção civil. Na época, as estatais chinesas que integram o consórcio da ponte Salvador-Itaparica solicitaram um grande aumento de valores para a construção do empreendimento, gerando um impasse com o governo estadual.
Inicialmente, os chineses apontaram que deveria haver uma elevação do contrato de R$ 7 bilhões para R$ 13 bilhões. Após a intermediação do TCE, o valor foi fechado em R$ 10,42 milhões. Em seis anos a ponte deve ser entregue à população.
Ponte Salvador-Itaparica: o que você precisa saber
Devid Santana / BNews