Nesta sexta-feira (8), a CAIXA comemora a marca de 100 mil doações de equipamentos (notebooks, CPU, telas, periféricos) ao Programa Computadores para Inclusão. O banco também prorrogou o Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2023 com o Ministério das Comunicações (MCom) para repasse de eletroeletrônicos para recondicionamento e redistribuição a comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A parceria foi ampliada por mais dois anos, com assinatura do ACT pelo vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da CAIXA, Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, e pelo ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, em cerimônia na CAIXA Cultural Salvador. No evento, 100 equipamentos foram direcionados a comunidades quilombolas.
O Programa Computadores para Inclusão é uma ação do Governo Federal executada pelo MCom para implementação de políticas de inclusão digital. “Hoje é um dia bastante significativo, pois renovamos e ampliamos a parceria com a CAIXA. Estamos gerando inclusão social, cidadania digital, transformação tecnológica e sustentabilidade ambiental. Nossa equipe está promovendo ações de inclusão digital e conectividade em comunidades e regiões de difícil acesso, envolvendo parceiros e entidades de todo o país. A parceria com a CAIXA reforça a essência do programa que é transformar a vida dos brasileiros”, destacou o ministro Frederico Siqueira Filho.
Com a prorrogação, além da continuidade das doações, serão incluídos cerca de 8 mil terminais de autoatendimento (ATMs) que estão sendo substituídos no processo de renovação do parque tecnológico do banco.
O vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital do banco, Paulo Rodrigo, destacou que a CAIXA reforça a parceria com o Governo Federal, no compromisso da transformação social e digital dos brasileiros. “Alcançamos a marca de 100 mil equipamentos entregues em mais de 1.200 municípios, promovendo a cidadania digital, estimulando a economia circular e a sustentabilidade social de forma integrada. A CAIXA acredita no futuro justo, sustentável e digital”, citou.
Foto: Divulgação/CAIXA