quinta, 07 de agosto de 2025
Euro Dólar

DOCE PERIGO: DENTISTA EXPLICA COMO O MORANGO DO AMOR PODE COMPROMETER A SAÚDE BUCAL

João Paulo - 07/08/2025 08:00 - Atualizado 07/08/2025

Doce e irresistível, o morango do amor é a guloseima do momento. Mas, por trás do sabor açucarado, também existem perigos consideráveis para a saúde bucal. Composto por uma fruta coberta por brigadeiro de ninho e uma camada espessa de açúcar caramelizado, o doce é uma verdadeira “bomba” de glicose e acidez, combinação que, segundo o cirurgião-dentista da Clínica Tavares, Leonardo Carvalho, favorece a proliferação de bactérias, surgimento de cáries, desgaste do esmalte dentário, sem falar que a dura camada aumenta a probabilidade de quebrar uma restauração, o aparelho ortodôntico ou até mesmo o próprio dente.

O dentista explica que a crosta de açúcar, ao entrar em contato com os dentes, se adere com facilidade e pode permanecer na boca por horas, se a higiene não for feita logo após o consumo. “O ambiente bucal torna-se altamente ácido após o consumo de doces pegajosos como o morango do amor, o que enfraquece o esmalte e favorece o surgimento de cáries. Além disso, o impacto direto do caramelo endurecido pode causar microfraturas em dentes mais sensíveis ou já comprometidos”, detalha Leonardo Carvalho.

Para quem não abre mão do doce, a boa notícia é que é possível consumir com moderação e ainda proteger a saúde bucal. A primeira recomendação é evitar escovar os dentes imediatamente após o consumo. Leonardo Carvalho recomenda aguardar cerca de 30 minutos para que o pH da boca se reequilibre, evitando o desgaste do esmalte já fragilizado. “Nesse meio-tempo, o ideal é beber água ou enxaguar a boca, o que ajuda a neutralizar a acidez. Manter uma rotina rígida de escovação com creme dental fluoretado, uso do fio dental e visitas regulares ao dentista também são fundamentais”, complementa o médico.

Como em muitos casos, o segredo está no equilíbrio. “O problema não é o doce em si, mas a frequência e a forma como é consumido. Uma alimentação rica em açúcar e pobre em higiene bucal, por exemplo, acaba se tornando a verdadeira vilã”, alerta o dentista. Ficar atento à saúde dos dentes é essencial para aproveitar o lado doce da vida, sem amargar consequências no futuro.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.