sábado, 27 de setembro de 2025
Euro Dólar

CHINA DECLARA APOIO AO BRASIL EM DISPUTA TARIFÁRIA COM OS EUA E CRITICA ‘INTIMIDAÇÃO’

Bruna Carvalho - 06/08/2025 10:20

A China, maior parceira comercial do Brasil, manifestou apoio ao país na disputa comercial com os Estados Unidos, deflagrada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Segundo o g1, em conversa telefônica com o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, afirmou que o país asiático apoia o Brasil na “defesa dos seus próprios direitos” e na resistência ao “comportamento de intimidação” representado pelas tarifas elevadas.

Wang também declarou que a China é contrária ao que chamou de “interferência externa irracional” nos assuntos internos do Brasil, sem mencionar diretamente os Estados Unidos. A posição foi divulgada em comunicado do Ministério das Relações Exteriores chinês.

Com o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros entrando em vigor nesta quarta-feira (6), quase 700 itens foram poupados, mas setores como carne bovina, café, frutas, máquinas agrícolas e industriais, móveis, têxteis e calçados serão fortemente impactados.

O governo Lula prepara um plano de contingência para reduzir os efeitos da medida. Na noite de terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu no Palácio do Planalto com o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Rui Costa (Casa Civil) para ajustar os últimos detalhes da proposta de socorro aos setores mais afetados.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.