segunda, 04 de agosto de 2025
Euro Dólar

NATUROPATIA E CAMINHOS NATURAIS PARA VIDA MAIS SAUDÁVEL GANHAM DESTAQUE NO DIA NACIONAL DA SAÚDE

LUIZA SANTOS - 04/08/2025 15:00

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto), ganha força a reflexão sobre práticas que promovem o bem-estar de forma preventiva e natural. Entre elas, a Naturopatia se destaca por estimular a capacidade do organismo de se autorregular, utilizando recursos como alimentação equilibrada, plantas medicinais, argila e água para restaurar o equilíbrio do corpo e da mente.
“O papel da Naturopatia é lembrar que saúde não é ausência de sintomas, mas um estado de vitalidade, equilíbrio e consciência sobre como vivemos”, explica o médico e naturopata Áureo Augusto, que vive há mais de 40 anos no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, e é reconhecido nacionalmente por sua atuação humanista e pela difusão de saberes naturais no cuidado à saúde.

É com essa mesma proposta que Áureo e a enfermeira e naturopataMaria Helena Santana anunciam a nova edição do curso Introdução à Naturopatia, que está com inscrições abertas. A formação técnico-prática reúne 11 aulas remotas e uma vivência presencial no Vale do Capão, oferecendo uma imersão nos fundamentos da Naturopatia de forma acessível e integrada ao cotidiano.
O curso combina conhecimentos sobre alimentação natural, plantas medicinais e procedimentos como banhos, faixas, cataplasmas e lavagens, apresentados com base em seus benefícios e cuidados. “Praticar a Naturopatia nos ensina muito mais do que cuidar do físico, como também entender os sinais que nosso corpo e mente dão quando não estão funcionando 100% bem”, destaca Áureo Augusto. Voltado tanto para profissionais da área da saúde quanto para pessoas que buscam autocuidado, o curso abrange três eixos principais: Fundamentos de uma Alimentação Natural, História da Naturopatia e Procedimentos Naturais. As aulas on-line acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, e o encontro presencial será realizado nos dias 27 e 28 de setembro na Pousada do Capão.

A farmacêutica Cíntia Maria Barreto dos Santos, 36 anos, que já participou de edições anteriores, conta que a experiência transformou seu dia a dia: “O aprendizado que tive mudou completamente a minha alimentação e o meu cuidado diário com meu corpo e minha mente. Passei a usar a faixa úmida diariamente e me senti mais disposta, com energia para solucionar questões que me atravessaram, vontade de viver e realizar meus sonhos. Posso afirmar que acordei para a vida!”.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.