Em colaboração com a Flipelô 2025, o Instituto Cervantes vai trazer para o evento – realizado entre os dias 06 e 10 de agosto no Pelourinho – uma das expressões contemporâneas da literatura chilena, a escritora Andrea Jeftanovic. A participação da autora está programada para a sexta-feira, dia 08, às 14h no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal.
Andrea Jeftanovic vai ser destaque no encontro “Com a palavra o escritor – A palavra que resiste: literatura e memória do trauma”. A mediação será com Rodrigo Casarin, colunista de livros do UOL e editor da Página Cinco, projeto jornalístico vencedor do Prêmio IPL 2019 na categoria Mídia.
Andrea Jeftanovic é socióloga e doutora em Literatura Latino-Americana pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Autora de sete livros, entre romances e ensaios, sua produção literária tem sido publicada em diversos países e traduzida para idiomas como inglês, português, dinamarquês e sérvio. Entre seus títulos de destaque estão Cena de Guerra, Geografia da Linguagem, Não Aceite Doces de Estranhos e Destinos Errantes. Sua obra já foi reconhecida com prêmios como o PEN Translates (Reino Unido) e o Prêmio Municipal de Literatura do Chile, entre outros.
“A presença de Andrea Jeftanovic reforça o caráter internacional da FLIPELÔ 2025 e destaca o compromisso do Instituto Cervantes com o intercâmbio cultural e literário entre países ibero-americanos”, afirma a diretora do Instituto Cervantes, Rosa Sánchez-Cascado.
Serviço:
O quê: Participação da escritora chilena Andrea Jeftanovic na Flipelô 2025
“Com a palavra o escritor – A palavra que resiste: literatura e memória do trauma”
Quando: Sexta-feira, dia 08/08
Onde: Auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal
Quanto: Gratuito
Sobre o Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.
Foto divulgação