O Afoxé Filhas de Gandhy, uma das mais importantes instituições culturais da Bahia, anuncia o lançamento do projeto “Arte das Yabás”, iniciativa voltada para inclusão cultural e social de mulheres por meio de uma rica programação de cursos, palestras e oficinas. Cerca de 120 mulheres serão beneficiadas diretamente com a programação, totalmente gratuita e com vagas limitadas.
A programação inclui oficinas práticas de percussão, confecção de xequerê, figurino afro, além de palestras inspiradoras, rodas de conversa enriquecedoras e aulas práticas de cortejos. Todas as atividades são gratuitas e buscam resgatar e perpetuar saberes tradicionais, ao mesmo tempo em que abrem novas oportunidades para as participantes.
Intitulado “Arte das Yabás”, o projeto evoca as Deusas do sincretismo africano que representam toda a força, persistência e determinação feminina na história e cultura do Brasil. Juntas, elas são o cuidado, sabedoria e coragem presentes na força feminina ancestral. Uma forma de inspirar as mulheres a se conectarem com sua própria ancestralidade e poder criativo.
O lançamento oficial do projeto acontecerá no próximo dia 07 de agosto (quinta-feira), às 17h, na sede do Afoxé Filhas de Gandhy, localizada no Pelourinho. O evento contará com a apresentação da equipe técnica, professores e oficineiros envolvidos no projeto, que compartilharão suas experiências e o propósito do “Arte das Yabás”. Haverá também uma mesa institucional com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil, reforçando a importância social e cultural desta iniciativa.
“Acreditamos no poder transformador da arte e da cultura para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, e o ‘Arte das Yabás’ é um espaço onde as mulheres poderão se reconectar com suas raízes, aprender técnicas ancestrais e fortalecer sua autoconfiança”, afirma Franciane Simplício, uma das produtoras do Afoxé Filhas de Gandhy.
O projeto Arte das Yabás foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal.
Interessadas em participar da programação podem realizar a inscrição através do link https://bit.ly/artedasyabas
Foto: Divulgação