O programa Morar Melhor voltou ao bairro de Valéria, onde mais 100 famílias que enfrentavam problemas estruturais em seus imóveis foram contempladas com reformas realizadas pela Prefeitura de Salvador. O ato de entrega ocorreu na noite desta quarta-feira (30), com a presença do prefeito Bruno Reis e de outras autoridades municipais.
Esta é a quarta vez que o programa habitacional atende o bairro, chegando a 1.378 casas que receberam serviços como reparos em telhados, reboco, pintura, troca de portas e janelas, instalação de sanitários, piso e outras melhorias. O público-alvo são famílias de baixa renda, com renda familiar de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único, com prioridade para lares chefiados por mulheres, idosos, pessoas com crianças com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.
Durante o ato de entrega, Bruno Reis comentou que o Morar Melhor tem um impacto direto na vida dessas famílias, pois melhora as condições das casas onde vivem sem que os moradores precisem se mudar, o que é raro em políticas habitacionais.
“Esse é um programa com capacidade real de transformar a vida das pessoas, e o melhor: sem precisar mudar de endereço. Um programa que realiza o sonho de muitas famílias que começaram a construir suas casas, mas não conseguiram terminar. Famílias que vivem em lares onde sofrem com goteiras no período das chuvas, com o calor no verão, casas insalubres, muitas sem banheiro, sem piso. E o programa chega justamente para oferecer o que há de mais essencial para uma família: dignidade”, comentou.
Uma das moradoras contempladas nesta quarta etapa é Uilma Santana de Menezes, de 34 anos. Desempregada e com a única fonte de renda vinda de um auxílio governamental, ela enfrentava sérias dificuldades estruturais em sua residência. O maior problema era a infiltração, que tornava o ambiente insalubre e inseguro, sobretudo em dias de chuva.]
Foto: Betto Jr. / Secom PMS