O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), divulga a programação cultural dos museus para a última semana de julho e início de agosto. Com atividades gratuitas e abertas a todos os públicos, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia) e o Museu de Arte da Bahia (MAB) oferecem exposições, oficinas, feiras, concertos, espetáculos e ações educativas, promovendo o acesso à arte, à cultura e ao patrimônio.
No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), o destaque são as já tradicionais Oficinas de Arte, que há 45 anos formam e inspiram novos artistas, As aulas acontecem aos sábados e incluem práticas como Desenho de Observação, Pintura Realista e Metodologia Espiral. Ainda no sábado (2), o público também poderá participar da ação especial XILÓ_LAB: Mulheres que gravam histórias, que tem como objetivo expressar, criar e questionar o mundo à sua volta, com tinta, madeira, coragem e muita troca.
O Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, oferece uma programação cultural diversificada, com atividades para diferentes públicos. Na quinta-feira (31), a Feira Agroecológica acontece a partir das 8h, com a oferta de produtos orgânicos e artesanais. No mesmo dia, o museu recebe dois espetáculos musicais: às 18h, apresentação da Orquestra Sinfônica da UFBA; e, às 19h, entra em cena o espetáculo “Senhor Oculto”, com direção de Marcio Meirelles, texto de Mônica Santana e atuação de Rodrigo Lelis. A peça utiliza elementos do gênero terror, como projeções visuais e sons de alta intensidade, que podem ativar gatilhos. Já no sábado (2) e domingo (3), o espaço recebe o Bazá Rozê, evento que reúne moda, arte e música em um só lugar.
No fim de semana, o MAC_Bahia reabre ao público com o evento “Skate no MAC_Bahia”, com atividades voltadas à cultura urbana e ao universo do skate. No sábado (2), a programação começa às 10h com bate-papos, exibições audiovisuais, apresentações de manobras, oficinas infantis, DJ sets e visita guiada, além da performance sonora Necromancy e oficina de fotografia com a artista Marcela Lucatelli. A nova mini-pista de skate será aberta ao público às 15h.
No domingo (3), das 11h às 18h, haverá monitoria de skate para crianças e adolescentes, aula de circo, oficina vocal com Lucatelli e mais uma visita guiada pelo circuito do museu, às 17h.
Foto: Divulgação