segunda, 28 de julho de 2025
Euro Dólar

DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA E POLÍCIA CIVIL PROMOVEM AÇÃO CONTRA RACISMO NA ESTAÇÃO DA LAPA

Matheus Souza - 28/07/2025 08:58

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) e a Polícia Civil irão promover, na Estação da Lapa, em Salvador, entre os dias 29 e 30 de julho, o Mutirão de Atendimento às Vítimas de Racismo e de Intolerância Religiosa, com o objetivo de garantir acesso à justiça e amparo legal às vítimas de discriminação. A iniciativa é motivada pelo crescente cenário de violência racial no país, especialmente na Bahia.

Segundo dados do Disque 100, entre 2023 e 2024, a Bahia registrou um aumento de 107,1% nas denúncias de racismo — índice superior à média nacional, que foi de 103,9%.

Durante os dois dias de mutirão, serão oferecidos acolhimento psicossocial, registro de boletins de ocorrência (BO), oitiva de vítimas e testemunhas, além de orientação jurídica às pessoas interessadas.

A ação, promovida pelo Núcleo de Equidade Racial da DPE/BA (NER) e pela Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (DECRIN), será realizada das 8h às 16h.

O atendimento será feito por ordem de chegada. Para participar, é necessário levar documento de identificação, comprovante de residência, Boletim de Ocorrência (caso já tenha registrado), provas do ocorrido (como fotografias, filmagens e capturas de tela) e, durante o atendimento, indicar testemunhas do crime denunciado.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.