Um gesto simples, como afagar um cão carinhoso, pode trazer mais que conforto. Ajuda a curar. A Terapia Assistida por Animais (TAA) tem crescido nos ambientes de saúde brasileiros como recurso complementar de cuidado, promovendo benefícios físicos, emocionais e até cognitivos aos pacientes. No Hospital Mater Dei Salvador (HMDS), o projeto já faz parte da rotina de assistência integral e humanizada, especialmente entre crianças e pessoas com distúrbios do neurodesenvolvimento.
Segundo a coordenadora do Serviço de Psicologia do HMDS, Gabriela Rêgo, a TAA responde à crescente demanda por humanização no cuidado hospitalar. “O contato com o cão promove liberação de neurotransmissores associados ao bem-estar, como ocitocina, dopamina e endorfina. Isso impacta diretamente na redução de sintomas como ansiedade, tristeza e estresse, melhora o engajamento social e até a percepção de dor”, explica.
Estudos indicam que o toque e a interação com animais podem reduzir a necessidade de analgésicos e aumentar a adesão a tratamentos fisioterápicos. No HMDS, o projeto ocorre com apoio de uma equipe multidisciplinar que avalia o perfil clínico e emocional de cada paciente antes da visita. “Os pacientes que mais se beneficiam são aqueles de longa permanência hospitalar, geriátricos, pediátricos e com histórico de vínculo afetivo com animais”, completa Gabriela.
A responsável pela organização das visitas é a gerente de enfermagem Camila Neves Santana. Ela destaca que a participação do paciente é voluntária e segue critérios clínicos rigorosos. “Nosso objetivo é promover a interação com um animal dócil, que muitas vezes desperta memórias afetivas e contribui para a recuperação. Atuo junto à equipe de psicologia, enfermagem e médicos para garantir que o momento tenha o maior aproveitamento terapêutico possível”, afirma.
O astro das visitas no HMDS é o cão Twix, um border collie de seis anos, treinado desde filhote e com perfil tranquilo, sociável e seguro. Ele é acompanhado por sua tutora, a comportamentalista canina Ana Paula Queiroz, fundadora da AuAu Creche Canina. “O trabalho dele se enquadra na categoria de Atividade Assistida por Animais. Visitamos os pacientes com foco em recreação e acolhimento, melhorando a qualidade de vida de forma indireta. Para o Twix, tudo isso é uma grande brincadeira com bolinha e comandos”, conta.
Foto: Marketing do Hospital Mater Dei Salvador