O cantor britânico Ozzy Osbourne, lenda do heavy metal, morreu aos 76 anos nesta terça-feira (22). A causa da morte do vocalista do Black Sabbath não foi revelada. Nos últimos anos, Ozzy apresentava problemas de saúde. Em 2019, foi diagnosticado com Parkinson e estava com a mobilidade afetada.
A morte foi anunciada em um comunicado divulgado pela família.
Historia e carreira
John Michael Osbourne nasceu em Birmingham, na Inglaterra, e se tornou uma das figuras mais importantes e influentes da história do rock. Ozzy ficou conhecido tanto pelo talento, performances intensas no palco e vocal potente, quanto pelo comportamento transgressor e por levar uma vida marcada por excessos.
Aos 19 anos, Ozzy Osbourne fundou sua primeira banda, chamada The Polka Tulk Blues Band. O grupo passou por diversas mudanças de nome, tornando-se “Polka Tulk” e, posteriormente, “Earth”. Diante da existência de outra banda com o mesmo nome, em 1969 decidiram reformular a identidade e adotaram o nome que marcaria a história do rock: Black Sabbath.
O grupo lançou seu primeiro álbum em 1970, Black Sabbath, que levava o nome da própria banda. Ainda em 1970, alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos e no Reino Unido com o álbum Paranoid. Entretanto, com o passar dos anos, o relacionamento entre os integrantes começou a se desgastar, principalmente devido aos constantes conflitos entre Ozzy e os demais membros.
Após uma decisão do grupo, Ozzy Osbourne foi expulso do Black Sabbath em 1979. Em seguida, iniciou sua carreira solo, formando a banda Blizzard of Ozz.
último show com o Black Sabbath
No início deste mês (5), em Birmingham, na Inglaterra, Ozzy Osbourne retornou aos palcos com a formação original do Black Sabbath, pela primeira vez após 20 anos, para realizar um show de despedida chamado Back to the Beginning. O evento teve duração de 10 horas e contou com a participação de outros grandes nomes do rock.
Aproximadamente 45 mil pessoas acompanharam o show diretamente do Estádio Villa Park, enquanto outros 5,8 milhões assistiram à transmissão online, de acordo com os organizadores. A apresentação entrou para a história como o show beneficente de maior arrecadação já registrado, somando US$ 190 milhões destinados a três instituições de caridade: a Cure Parkinson’s, o Birmingham Children’s Hospital e o Acorn Children’s Hospice.
Um filme do show, Back to the Beginning: Ozzy’s Final Bow, será lançado nos cinemas no início de 2026. Terá 100 minutos de duração e contará com bastidores e entrevistas. Nos bastidores, Ozzy pôde presenciar o pedido de casamento de sua filha, Kelly Osbourne, feito por Sid Wilson, integrante da banda Slipknot.
Ozzy deixa sua esposa, a empresária Sharon Osbourne, e seis filhos: Aimee, Kelly, Jack, Jessica, Louis e Elliot — além de um legado eterno para os fãs do heavy metal e do rock.
Foto: Reprodução Instagram/Ozzy Osbourne