Em Goiânia, houve um ato estudantil recente que reuniu mais de 15 mil estudantes, que foi O 60º CONUNE , que é o congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), a principal entidade representativa dos estudantes brasileiros. É onde acontece uma mobilização de debate e tomada de decisões.
Esse evento ocorreu nos dias dia 16 à 20 de julho, deixando um marco histórico por ser um momento de articulação do movimento estudantil e de outros setores da sociedade em defesa de seus direitos e interesses.
No dia 18 de julho o ato, que foi contra o imperialismo e em defesa da soberania, ocorreu após a notícia de que Jair Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica. O protesto também abordou a questão do massacre em Gaza e criticou o avanço da extrema-direita no Brasil, relacionando-o a estratégias do imperialismo norte-americano. Além disso, está sendo convocado um ato nacional em defesa da educação para o dia 14 de agosto.
O 60º Congresso da UNE (CONUNE) contou com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da estudante Manuella Mirella, que participaram de debates e atividades no evento. Além deles, diversos estudantes e profissionais da educação de todo o Brasil estiveram presentes no congresso. O congresso também contou com a presença de Guilherme Boulos e de Jones Manoel. Além de diversas entidades estudantis, incluindo Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Centros Acadêmicos (CAs), Diretórios Acadêmicos (DAs) e Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), conforme informações da UNE. Além dessas, o evento reuniu representantes de diversos movimentos sociais e partidos políticos, como o MST e o PT.
Foto : Tainan Medeiros