Conforme informou o portal Bahia Econômica, a Alliança Saúde, companhia de medicina diagnóstica controlada pelo empresário Nelson Tanure, adquiriu o Grupo Meddi, uma das maiores redes de laboratórios da Bahia, numa transação avaliada em R$ 252 milhões, o equivalente a sua receita anual.
Não se sabe se foi um bom negócio para os controladores do Grupo Meddi, afinal a maior parte do negócio envolve troca de ações – e o papel da Alliança, nos últimos 12 meses, tem desvalorização de mais de 60%. Além disso, os novos sócios não poderão se desfazer das ações por determinado tempo e a fatia em dinheiro será paga lentamente, em cinco anos. Ou seja, foi um negócio, sem desembolso de capital.
Para o grupo Meddi pode ter sido bom, pois vai solucionar questões societárias, uma vez que o Meddi tem 18 sociedades, sendo que cada uma delas tem vários sócios. Agora, eles vão compor uma holding.
A visão sobre o negócio é complexa já que analistas afirmam que o mercado da Região Metropolitana da Bahia é muito concorrido, com presença de Sabin, Fleury e Dasa, além de baixo tíquete para exames. Já outros afirmam que há muito espaço para crescer na região e nas cidades do interior da Bahia.
A Alliança Saúde espera um incremento de receita na Bahia, pois tem contrato de processamento de exames para outros laboratórios no estado. Em janeiro de 2024, a Alliança e a Unimed Nacional assinaram um memorando para criar laboratórios de apoio (NTOs) em cidades da Bahia: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Simões Filho e Candeias. Estes NTOs visam ampliar o processamento de exames clínicos e dar suporte a laboratórios das marcas da Alliança, como Delfin.
Além disso, a empresa controlada por Tanure tem uma PPP – Parceria Público Privada de diagnóstico por imagem no estado. Desde julho de 2022, a Alliança integra consórcio com a Philips, criando a RBD Imagem, que opera 11 unidades de diagnóstico por imagem via PPP na Bahia (para o SUS), realizando mais de 2,2 milhões de exames em sete anos. Com informações do Valor Econômico e outras fontes.