O conselheiro Nelson Pellegrino foi eleito, por unanimidade, vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), em sessão realizada nesta quinta-feira (10). Ele assume o cargo deixado por Mário Negromonte, que se aposentou no início de junho ao atingir a idade-limite para o serviço público.
A nova Mesa Diretora do TCM é composta por Francisco de Souza Andrade Netto (presidente), Nelson Pellegrino (vice-presidente) e Plínio Carneiro Filho (corregedor-geral), com mandato até março de 2027.
No discurso de posse, Pellegrino destacou seu compromisso com a modernização da Corte. “É um grande desafio e uma honra. Vamos trabalhar para tornar o TCM cada vez mais relevante para a sociedade, atento às suas responsabilidades constitucionais e às demandas crescentes por uma administração pública eficiente e transparente”, afirmou.
Ele também enfatizou a importância da qualificação dos servidores e da evolução dos métodos de fiscalização. “Temos que persistir em um processo permanente de modernização. A boa governança e o combate à má gestão são prioridades”, disse.
Com sua nova função, a presidência da Escola de Contas do TCM passa temporariamente ao presidente Francisco Netto, até a nomeação de um novo conselheiro pelo governador Jerônimo Rodrigues. A vaga deve ser ocupada por um membro do Ministério Público de Contas.
Além da nova cúpula, compõem a estrutura do TCM os conselheiros Paulo Rangel (presidente da 1ª Câmara), Ronaldo Sant’Anna (2ª Câmara) e Aline Peixoto (Ouvidoria).
Pellegrino ingressou no TCM em 2023, indicado pela Assembleia Legislativa. Advogado e ex-deputado federal por sete mandatos, também foi secretário estadual de Justiça e de Turismo da Bahia.
Foto: Divulgação