A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) apresentou uma indicação ao Governo da Bahia propondo a construção de Centros Especializados em Atendimento à Crianças e Adolescentes com Deficiência (CECAD) em todos os municípios baianos com população superior a 100 mil habitantes.
A proposta, formalizada no dia 30 de junho, visa descentralizar e ampliar o acesso a serviços especializados de saúde e apoio psicossocial a esse público. Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia possui cerca de 1,524 milhão de pessoas acima de 2 anos com algum tipo de deficiência — o equivalente a 10,4% da população do estado.
A parlamentar ressalta que a implantação dos equipamentos visa garantir mais dignidade no atendimento a esse público. “A construção desses centros permitirá que o atendimento especializado esteja mais próximo das famílias, evitando longas viagens até a capital e reduzindo os custos para quem mais precisa”, argumenta a parlamentar na justificativa da indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
De acordo com a proposta, os centros especializados deverão contar com equipes multiprofissionais formadas por neuropediatras, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos. O objetivo é garantir um atendimento integral, que promova o desenvolvimento, bem-estar e inclusão social das crianças e adolescentes com deficiência.
Foto: Max Haack/Divulgação