Durante reunião com o governo da Bahia, realizado nesta terça-feira (8), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), juntamente com a Finep, Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, anunciaram sob a liderança da Sudene e do Consórcio Nordeste, a “Chamada Nordeste”, uma iniciativa de R$ 10 bilhões que visa fortalecer a economia regional.
A inciativa é do presidente Lula e tem como meta fomentar investimentos em infraestrutura, serviços públicos e cadeias produtivas, em sintonia com as diretrizes do programa Nova Indústria Brasil.
Estiveram presentes no encontro os secretários Afonso Florence (Casa Civil), Manoel Vitório (Fazenda) e Cláudio Peixoto (Planejamento), além do presidente da Bahiainvest, Paulo Guimarães, e técnicos da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
A diretora do BNDES, Maria Fernanda Coelho, responsável pela área de Crédito Digital para MPMEs e Gestão do Fundo Rio Doce, destacou o potencial da Bahia em liderar projetos com grande impacto. Segundo ela, o atual cenário industrial do país ainda apresenta forte concentração nas regiões Sul e Sudeste, responsáveis por 81% do PIB industrial brasileiro. “Das 274 microrregiões industriais do Brasil, 49 estão no Nordeste. Então a gente percebe uma grande oportunidade de identificar esses núcleos de crescimento, que podem funcionar como vetores para elevarmos a nossa participação”, observou a diretora.
Foto: Coordenação de Comunicação/Casa Civil-BA