domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PETROBRAS ESTÁ CONVERSANDO COM FUNDO MUBADALA PARA RECOMPRAR A REFINARIA DE MATARIPE, MAS PODE HAVER PROBLEMAS COM O TCU

Redação - 29/11/2023 17:05 - Atualizado 29/11/2023

A Petrobras decidiu rever os processos de venda de refinarias e, segundo declarou o presidente Jean Paul Prates, a empresa está em conversas com o Fundo Mubadala sobre uma possível recompra da Refinaria de Mataripe.

Mas a recompra da refinaria é mais complexa do que aparenta. Segundo o site Pipeline, além de convencer os compradores a lhe venderem de volta os ativos, a Petrobras comprar a refinaria por um preço menor do que comprou, ou então teria  problemas com o Tribunal de Contas da União. E terá de arcar com multas e possíveis disputas judiciais.

A RLAM – Refinaria Landulpho Alves  foi vendida para a Acelen, que pertence ao Mubadala, em 2021 por US$ 1,8 bilhão. O problema é que a venda da Refinaria ocorreu há dois anos, a Acelen investiu recursos  e é praticamente impossível recomprar o ativo por um valor maior do que foi vendido.

A Petrobras tem dinheiro para  recomprar a Refinaria de Mataripe, pois seu plano estratégico para o período de 2024 a 2028 prevê US$ 5 bilhões de investimentos para projetos ainda em avaliação na carteira nas áreas de refino, transporte e comercialização, o que pode incluir eventuais aquisições.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também defende a recompra da refinaria e disse que é um ativo histórico da Petrobras e que nunca deveria ter sido vendido”, em nota divulgada em setembro.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.