terça, 08 de julho de 2025
Euro Dólar

SALVADOR E JOÃO PESSOA ESTÃO ENTRE AS CAPITAIS COM MAIOR VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA DO PAÍS

Victoria Isabel - 08/07/2025 18:58

Os preços dos imóveis residenciais no Brasil seguem em alta e superam a inflação. Segundo o índice FipeZap, divulgado nesta semana, o valor médio das propriedades subiu 3,33% no primeiro semestre de 2025 nas 56 cidades monitoradas.

Entre as 22 capitais analisadas, 21 registraram aumento. O destaque vai para o Nordeste, que emplacou duas cidades no top 3: Salvador (BA), com valorização de 9,86%, e João Pessoa (PB), com 9,20%. Ambas ficaram atrás apenas de Vitória (ES), que lidera o ranking com alta de 11,88%.

Já Goiânia (GO) foi a única capital com queda nos preços. Enquanto isso, Balneário Camboriú (SC) manteve o posto de metro quadrado mais caro do Brasil, ultrapassando R$ 15 mil — acima até de São Paulo e Rio de Janeiro.

Financiamento mais caro preocupa

Apesar da valorização, o acesso à casa própria tem sido dificultado pelos juros altos. A pesquisadora Ana Maria Castelo, da FGV IBRE, ressalta que além dos preços elevados, as condições de crédito também pioraram, tornando o financiamento mais caro e restrito.

Foto: Bruna Carvalho/Bahia Econômica

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.