Os Governos de Brasil e China assinaram ontem, segunda-feira(7), um acordo de cooperação para desenvolver estudos técnicos sobre a construção de uma ferrovia que ira conectar o porto de Ilhéus, na Bahia, ao porto de Chancay, no litoral do Peru.
A ferrovia vai cruzar o continente sul-americano, indo do Atlântico ao Pacífico. O objetivo é facilitar o escoamento de produtos brasileiros para a Ásia, especialmente para a China, principal parceiro comercial do Brasil.
Os trilhos irão atravessar os estados de Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre antes de cruzar a fronteira com o Peru. O porto faz parte da iniciativa “Cinturão e Rota”, a chamada “Nova Rota da Seda”, programa chinês que investe em infraestrutura em diversos países.
Ainda não há estimativas de custo nem traçado definitivo para o projeto. Segundo o Ministério dos Transportes, os estudos iniciais vão avaliar a possibilidade de aproveitar trechos de ferrovias já existentes no Brasil, mas o governo não detalhou quais seriam esses trechos.