A Cooperativa Bariri, no Engenho Velho de Brotas, foi reformada através do programa Morar Melhor Entidades. A unidade foi criada há 20 anos, realiza trabalhos de coletas seletivas e é a principal fonte de renda para 23 famílias. Nesta terça-feira (8), o prefeito Bruno Reis esteve no local para fazer a entrega oficial do espaço.
“Estamos entregando uma instituição que desenvolve um trabalho na área social, ambiental e econômica, como é o caso da Cooperativa Bariri. É uma parceria que ocorre e muitas vezes não é vista, mas que está presente no dia a dia e nos grandes eventos. Eles recebem produtos e dão a devida destinação, sempre preocupados com o meio ambiente, e isso contribui para que a gente tenha a cidade mais sustentável do Brasil”, afirmou.
Foram realizadas intervenções como revestimento cerâmico, piso cerâmico, cobertura e pintura interna e externa. As equipes também fizeram a instalação elétrica, contrapiso externo e instalaram esquadrias. Houve também a instalação de pia na cozinha, construção de alvenaria e reboco. Ao todo, 166 instituições e terreiros já foram requalificados pelo programa Morar Melhor Entidades.
“Quando lançamos esse programa, a gente tinha a exata noção da importância das organizações sociais em nossa cidade que realizam relevantes trabalhos e ajudam o poder público a resolver problemas que sozinho o Município não conseguiria resolver. Em muitas dessas instituições as pessoas abrem mão dá própria vida para cuidar dos projetos sociais”, contou o prefeito.
A Cooperativa foi fundada em dezembro de 2004, por Elias Bezerra. Ele acreditava na força da comunidade e no poder da cooperação como forma de transformar realidades. O que começou como uma iniciativa local cresceu e se estruturou. Há três anos, Elias Bezerra morreu e o filho dele, Elias Bezerra Júnior, assumiu o comando da entidade.
Foto: Betto Jr./ Secom PMS