O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) decidiu, nesta quinta-feira (3), penalizar a empresa Pier 8 Marina Ltda., de Simões Filho, com a demolição de edificações e com uma multa de R$ 1,25 mil, por construções na faixa de domínio e nas adjacências do linha férrea do VLT de Salvador.
De acordo com o Inema, o Pier 8 Marina construiu edificações no local sem a autorização dos órgãos competentes, devendo agora demolir os equipamentos. A infração foi verificada já no dia 7 de fevereiro de 2024, nas proximidades de Mapele, Baía de Aratu, no município de Simões Filho, região onde será instalada a última parada do primeiro trecho do VLT.
Também naquela data, outra infração: o Inema flagrou intervenções do Pier 8 Marina, sem autorização ambiental, em um área de preservação permanente (APP) de manguezal, também nas proximidades da via férrea em que passará o VLT de Salvador.
A empresa estava suprimindo a vegetação de mangue em uma área de aproximadamente 0,25 hectares naquela região e começando obras de terraplanagem, visando a construção de novas edificações.