O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou, na manhã desta quarta-feira (2), momentos antes da participação nos desfiles do Dois de Julho, que solicitou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, um plano para incentivar a produção de filmes históricos para contar a história do Brasil, sobretudo a participação da Bahia no feito.
“Falei com a ministra Margareth para incentivar a produção de uns 10 filmes históricos do Brasil, para motivar as pessoas saberem a história do país. Dois de Julho é um dia muito importante, porque foi o dia em que os baianos disseram: ‘Dom Pedro já decretou a independência, então podem ir embora’”, explicou o presidente durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia.
No dia anterior, ele assinou um projeto de lei que transforma o Dois de Julho em “Dia da Consolidação da Independência do Brasil”. No entanto, ele negou que a data seja vista como um novo feriado.
“O reconhecimento é muito mais importante que o feriado. Vai levar o povo brasileiro a fazer uma reflexão. Vamos fazer uma pesquisa e vamos ver que 90% não sabe a importância da Independência da Bahia”.
Foto: Reprodução/ TV Bahia