Referência na saúde pública da Bahia, o Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, alcançou a marca de 6.146 cirurgias realizadas em um ano, incluindo bariátricas e de mão, procedimentos ortopédicos de alta complexidade, além de intervenções vasculares e neurológicas. São 962 profissionais atuando diariamente para garantir atendimento humanizado e de qualidade a milhares de baianos.
O hospital, que é uma unidade do Governo do Estado gerido pela Santa Casa Ruy Barbosa, também oferece um ambulatório completo voltado ao cuidado integral de pacientes com obesidade grave, além de consultas em diversas especialidades como cardiologia, gastroenterologia, urologia, endocrinologia e neurologia. Para suporte ao diagnóstico, o HM dispõe de uma ampla gama de exames, como tomografia, ressonância magnética, endoscopia, ultrassonografia, eletroencefalograma e exames laboratoriais diversos.
Outro marco importante dessa nova fase foi a implantação do sistema Tasy, que representa um grande investimento em tecnologia e integração de dados clínicos, administrativos e operacionais, contribuindo para maior eficiência, segurança e qualidade no atendimento ao paciente.
Além disso, o Hospital Metropolitano passou a contar com um programa de residência médica, assumindo um papel ainda mais relevante na formação de novos profissionais. A iniciativa contribui para qualificar a assistência prestada, ampliar a capacidade de atendimento e preparar médicos alinhados às demandas e desafios da saúde pública.
Nestes primeiros 365 dias sob a gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, o Hospital Metropolitano demonstrou que cuidar da saúde pública vai além de uma missão. É um compromisso diário que transforma vidas. Com dedicação, estrutura, investimento em tecnologia e uma equipe qualificada, a unidade segue avançando para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e resolutivo à população baiana. Este é apenas o primeiro capítulo de uma história de transformação na saúde pública da Bahia.
“Completar um ano à frente do Hospital Metropolitano é motivo de orgulho. Com muita dedicação, assumimos o desafio com a missão de reestruturar, qualificar e garantir um atendimento mais digno e humano para a população. Sempre com foco na segurança do paciente, na valorização da equipe e na ampliação da capacidade de atendimento. Hoje, colhemos os frutos de um trabalho construído com responsabilidade, ética e dedicação. O futuro é promissor, e seguimos firmes no propósito de sermos uma referência em alta complexidade e cuidado com a vida”, afirmou Janille Reis, diretora-geral do Hospital Metropolitano.
Para o diretor de Operações da Santa Casa Ruy Barbosa, Alexandre Matos, celebrar o primeiro ano do Hospital Metropolitano sob nova gestão é motivo de orgulho. “O resultado de todo esse trabalho é evidenciado por meio dos indicadores que refletem as entregas feitas à rede estadual de saúde, graças ao empenho dos colaboradores e à confiança da sociedade”, destacou.
Foto: Clarissa Passos