O prazo para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025 realizarem o alistamento militar obrigatório termina nesta segunda-feira (30). É por meio desse processo que as Forças Armadas renovam, anualmente, boa parte de seus efetivos. Esta segunda-feira também marca o fim do prazo para as jovens do sexo feminino que completam 18 anos em 2025 e desejam se alistar voluntariamente.
De acordo com o Ministério da Defesa, o recrutamento é dividido em cinco etapas. Após o alistamento, ocorrem a seleção geral e a designação para Exército, Marinha ou Aeronáutica. Em seguida, é realizada a seleção complementar — que consiste em novas avaliações e entrevistas para confirmação da aptidão — e, por fim, a incorporação às Forças Armadas. Todo esse processo pode se estender até o segundo semestre de 2026. As etapas são as mesmas para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.
Anualmente, cerca de 1,5 milhão de jovens se apresentam, mas menos de 10% deles são incorporados. O serviço militar tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.
Tanto o alistamento masculino quanto o feminino podem ser feitos online, pelo site alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente, em qualquer Junta de Serviço Militar.
Alistamento feminino
Este ano marca a primeira vez que ocorre o alistamento feminino, que é voluntário. No entanto, após a incorporação, o serviço torna-se obrigatório para as mulheres. Inicialmente, foram disponibilizadas a elas 155 vagas na Marinha, 1.010 no Exército e 300 na Aeronáutica. Essas vagas estão distribuídas em 28 municípios, de 13 estados, além do Distrito Federal. Segundo o Ministério da Defesa, a previsão é ampliar esse número gradualmente, até alcançar um índice de 20% das vagas.
Antes, o ingresso de mulheres ocorria, em sua maioria, por meio de concursos públicos, para cargos de nível superior. Atualmente, as Forças Armadas contam com 37 mil mulheres, o que representa apenas 10% do efetivo total.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil