Em abril, na Bahia, o desempenho positivo das vendas em geral frente ao mesmo mês de 2024 (1,8%) resultou de altas concentradas em 3 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui automóveis, material de construção e atacado de alimentos). As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foram as que mais puxaram o varejo da Bahia para cima, embora tenham registrado o menor crescimento (3,8%). Isso se deve ao fato de o segmento ter o maior peso na estrutura do comércio varejista no estado. Com esse resultado, as vendas nos supermercados baianos retomaram a sequência de 21 crescimentos consecutivos, após terem registrado queda em março.
Com a maior taxa de crescimento das vendas, os outros artigos de uso pessoal e doméstico (12,7%) exerceram a segunda principal influência positiva no resultado geral do varejo do estado, em abril. A atividade inclui os grandes varejistas on-line e voltou a apresentar avanço das vendas, após duas quedas consecutivas.
O terceiro segmento com vendas em alta, em abril, na Bahia, foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,7%). Ele vem apresentando resultados positivos há 25 meses seguidos (desde abril de 2023) e tem os maiores aumentos acumulados das vendas, tanto no ano de 2025 (9,0%) quanto nos 12 meses encerrados em abril (8,5%).
No outro extremo, dentre as atividades em queda, móveis e eletrodomésticos (-5,2%) e livros, jornais, revistas e papelarias (-41,0%) foram as que mais contribuíram para segurar o avanço das vendas em geral do varejo baiano, em abril. A primeira mostrou um segundo recuo consecutivo, e a segunda cai mês a mês desde fevereiro de 2023 (somando 27 recuos).
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