Com os números negativos das pesquisas de opinião desta semana, integrantes do governo federal avaliam que a maior presença pública do presidente Lula e os sinais de recuperação econômica podem ajudar a reverter a desaprovação.
Segundo levantamento Genial/Quaest divulgado nesta semana, a taxa de rejeição ao governo chegou a 57%, o pior resultado do atual mandato — mesmo índice registrado anteriormente, quando a rejeição estava em 56%.
Outros institutos também apontaram aumento da insatisfação. Em maio, a AtlasIntel registrou desaprovação de 53,7%. Já em abril, o Paraná Pesquisas apontava rejeição superior a 57%.
Na mesma pesquisa Genial/Quaest, foi identificado um empate técnico entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), além de outros quatro nomes da direita, em simulações de segundo turno.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) relacionou os dados ao recente aumento no preço dos alimentos e demonstrou otimismo com os próximos levantamentos: “Nós deveremos ter uma safra recorde, o que deve cair o preço de alimentos e também inflação. Tivemos um aumento do dólar muito forte, chegamos a R$ 6,20, que afeta a inflação. Ele já caiu para R$ 5,70. É um outro momento, tenho absoluta convicção de que nas próximas avaliações esse quadro deve melhorar.”
Foto: Wagner Meier/Getty Images