As estudantes Rayssa da Silva, do Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos, em Ipirá; Anna Júlia da Silva, do Colégio Estadual Coronel João Duque, em Carinhanha; e Yasmim Lima, do Colégio Estadual Mamedio Batista Lobão, no distrito de Lagoa Grande, em Cândido Sales, estão representando a Bahia na Etapa Nacional do 6° Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que acontece até esta quinta-feira (29), em Brasília. As jovens foram selecionadas por meio de votação popular de projetos desenvolvidos a partir do tema “Mudanças climáticas”.
Para esta etapa, foram selecionados 78 estudantes dos países membros e associados do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Os projetos da Bahia são: “Transformando a produção: capacitação em sustentabilidade para produtores”, idealizado por Rayssa; “Entre o Rio Carinhanha e o Rio São Francisco: o Colégio Estadual Velho Chico – Carinhanha/Bahia”, de Anna Júlia; e “Currículo escolar, educação e sustentabilidade: escolas do campo na luta contra queimadas”, de Yasmim.
Rayssa da Silva, 17, declarou que participar do PJM estimula o engajamento e o protagonismo juvenil na política através da educação. “Poder acompanhar de perto a vida de um parlamentar é inspirador e desafiador. Está sendo uma experiência incrível, recheada de aprendizados e novidades, como conhecer Brasília, onde estão os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, fundamentais para a democracia e o exercício da cidadania”.
Segundo a coordenadora de Políticas para as Juventudes da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Larissa Lima, o PJM reafirma o compromisso da Bahia com a formação cidadã e a participação estudantil. “É uma experiência que fortalece a atuação política dos nossos jovens, promovendo inclusão, igualdade de gênero e o protagonismo das juventudes nos espaços democráticos do Mercosul”.
Sobre o PJM – O Parlamento Juvenil Mercosul proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do Mercosul um espaço de encontro e diálogo, visando incentivar o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. A etapa internacional ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul.
Crédito: Rosa Helena