quarta, 28 de maio de 2025
Euro Dólar

SEI É ANUNCIADA COMO EXECUTORA NACIONAL DA INCUBADORA DE SOLUÇÕES PARA O JORNALISMO NEGRO

João Paulo - 27/05/2025 11:40 - Atualizado 27/05/2025

Em cerimônia realizada no Hotel Fiesta, em Salvador, nesta segunda-feira (26/05), durante o 15º Fórum da Internet no Brasil, o Governo Federal lançou oficialmente a Incubadora de Soluções para o Jornalismo Negro, Periférico e Independente — política pública voltada à promoção de um ambiente mais justo, plural e democrático para a produção e circulação de informação no país. Na ocasião, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) foi anunciada como instituição executora da iniciativa, que contará com um investimento de R$ 15 milhões, a serem aplicados entre 2025 e 2026.

“É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade histórica para a SEI. Vamos coordenar uma rede que vai reunir pesquisa aplicada, inovação, formação, desenvolvimento tecnológico e formulação de políticas públicas comprometidas com a diversidade e a inclusão. Nosso papel será criar condições objetivas para fortalecer o jornalismo comprometido com o interesse público, sobretudo aquele produzido nas periferias e por vozes historicamente sub-representadas”, afirmou José Acácio Ferreira, diretor-geral da SEI, durante o evento.

A Incubadora é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), e integra o Plano de Comunicação pela Igualdade Racial. O objetivo é fortalecer micro, pequenas e médias iniciativas jornalísticas, especialmente aquelas conduzidas por pessoas negras e atuantes nas periferias

O projeto será desenvolvido no estado graças a articulação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), mediante Agência de Inovação da Bahia, que captou recursos na ordem de R$ 15 milhões via Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A incubação dos projetos em jornalismo independente ocorrerá no Parque Tecnológico de Salvador.

A gestão administrativa ficará a cargo da SEI, que será responsável por coordenar uma série de atividades estratégicas, como o levantamento de necessidades de infraestrutura e capacitação das mídias independentes, análise de tendências e modelos de negócio, mapeamento de soluções tecnológicas nacionais e internacionais, além da produção de benchmarks e indicadores para avaliação do pluralismo midiático. Também está prevista a criação de um sistema de inteligência artificial capaz de analisar o uso de conteúdos jornalísticos por empresas que desenvolvem modelos generativos de IA, buscando proteger os direitos de produtores de conteúdo.

Participaram do lançamento autoridades como Tiago Cesar (Secom-PR), Andressa Almeida (MIR), Inácio Arruda (MCTI), André Joazeiro (Secti-BA) e Renata Mielli (CGI.br).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.