Uma parceria entre o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio do Horto Florestal localizado no campus do bairro Salobrinho, em Ilhéus, vai marcar o mês do Meio Ambiente com uma ação simbólica e sustentável: em junho, puérperas que receberem alta na unidade hospitalar receberão mudas de pau-brasil.
A iniciativa se repete esse ano, mas acontece na unidade desde 2023, tendo sido distribuídas até o momento quase mil mudas da árvore nativa da Mata Atlântica.
Sustentabilidade
A diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, explica que a proposta do hospital é que cada recém-nascido na unidade receba uma muda da árvore, que deve ser plantada no bairro onde a criança reside, em uma área rural ou no quintal da própria casa. A campanha traz, em sua essência, a representatividade da vida e da defesa da natureza.
Borges ressaltou o apoio do reitor da UESC, professor Alessandro Fernandes de Santana, para a continuidade da campanha e a sensibilidade da equipe do Horto Florestal, sempre presente nesta iniciativa. Para a campanha do mês dedicado ao Meio Ambiente, a unidade recebeu nesta segunda-feira (26) mais 300 mudas.
Retorno positivo
“É impressionante o retorno que temos tido”, destaca Domilene. “Os pais nos enviam as fases de crescimento das árvores plantadas, com a presença dos filhos também em desenvolvimento. É uma campanha bastante positiva”, pontua. Desde o primeiro momento da iniciativa, o hospital recebeu imagens de moradores de mais de 40 municípios onde as mudas foram plantadas.
Foto: Maurício Maron / Ascom FESF