segunda, 20 de maio de 2024
Euro 5.5693 Dólar 5.129

PROFESSORES RECLAMAM QUE MAIS UMA VEZ PRECATÓRIOS SERÃO PAGOS SEM JUROS

João Paulo - 10/05/2024 07:19

Depois da aprovação dos precatórios, sem juros e correção monetária, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), (Veja aqui), os professores da rede estadual da Bahia criticaram a decisão. Eles emitiram uma nota oficial pedindo o pagamento com juros. “A posição da APLB Sindicato é pelo pagamento com juros e correção monetária, posição que sempre teve e permanece defendendo. No que se refere ao abono extraordinário, o entendimento da APLB é que o mesmo deve ser aprovado”, disse, em nota a APLB Sindicato.

Os professores receberão os pagamentos da terceira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental de Valorização do Magistério (Fundef) sem juros e correção monetária. As duas primeiras parcelas foram pagas da mesma forma em setembro de 2022 e em julho do ano passado.

A votação da terceira parcela dos precatórios terminou com uma confusão na Alba entre a APLB Sindicato e a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB). Isso porque a primeira entidade rejeitou a proposta sem juros e correção monetária, enquanto a ACEB aceitou o pagamento conforme a decisão do governo estadual, embora também defenda o pagamento com juros.

“Nós defendemos os juros, mas como o governo tem uma indicação da PGE (Procuradoria Geral do Estado) de que diz juros e mora não nos é devido, essa questão só se resolve na Justiça. Nós já entramos com o processo no STF (Supremo Tribunal Federal) e, sobre essa terceira parcela, já estamos preparando a peça para judicializar”, explicou Marinalva Nunes, dirigente da Aceb.

Crédito: Divulgação/APLB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.