sexta, 23 de maio de 2025
Euro Dólar

TRANSALVADOR REALIZA RODA DE CONVERSA COM MOTOCICLISTAS NO RIO VERMELHO

VICTOR OLIVEIRA - 23/05/2025 15:01

Cerca de quarenta motociclistas de motoclubes da capital participaram, na noite desta quinta-feira (22), de mais uma roda de conversa promovida pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A iniciativa integra a programação do Maio Amarelo e visa conscientizar esses condutores sobre a importância da adoção de comportamentos responsáveis no trânsito.

Na oportunidade, foram abordados os riscos e o perigo da alta velocidade, uso dos equipamentos de segurança, como é o caso do capacete, do afivelamento deste acessório e dos demais utensílios que possam garantir segurança e a saúde psicológica desses condutores. Os presentes, ainda receberam materiais educativos e puderam participar do sorteio de um capacete.

Para Luiz Sampaio, vice-presidente da Associação de Motociclistas do Estado da Bahia (AMO), encontros como este são boas oportunidades para conscientizar, ainda mais, os motociclistas. Ele destaca como esses condutores podem contribuir para a segurança viária. “Os motociclistas devem usar todos os equipamentos de segurança, sempre estar atento ao trânsito, não somente para ele, mas com todos em sua volta, e estar calmo sempre que for pilotar uma moto”, explica ele, que é motociclista há 52 anos.

Nos quatro primeiros meses deste ano, mais de mil pessoas foram vitimadas em acidentes envolvendo motocicletas em Salvador. Desse total, 24 pessoas morreram, das quais, 15 eram motociclistas. “Dialogar com motociclistas é essencial para promover um trânsito mais seguro. São condutores que enfrentam grandes desafios do dia a dia, e é nosso dever orientá-los sobre a importância da prudência, do uso dos equipamentos de segurança e do respeito às leis. Cada conversa é uma oportunidade de salvar vidas”, afirma Diego Brito, superintendente da Transalvador.

Ações educativas como estas, desenvolvidas pela autarquia, visam ajudar na formação de motociclistas mais responsáveis, promovendo atitudes mais seguras e o respeito às normas de circulação da capital baiana. Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito, explica que esse encontro com os motociclistas visa sensibilizá-los para que sejam propagadores da cultura do trânsito seguro.

“Realizar ações educativas com esse público é fundamental, pois eles também se tornam multiplicadores das boas práticas entre seus colegas. Nosso compromisso é seguir promovendo iniciativas que reforcem a importância da prudência, do respeito às leis e da empatia nas vias, gerando um trânsito mais humanizado na cidade”, conclui a gerente.

Foto: Lucas Moura / SECOM-PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.