terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1694

IBGE VOLTA A UTILIZAR O TERMO FAVELA EM CENSOS E PESQUISAS

LIZANDRA MUNIZ - 23/01/2024 18:32

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) voltará a adotar a denominação favelas e comunidades urbanas nos censos em substituição à expressão aglomerados subnormais. Desde de 1950, o termo favela era usado.

Segundo o IBGE, a pesquisa censitária daquele ano apresentou diversos problemas em relação à identificação, ao mapeamento e à classificação das favelas, começando pela construção do conceito do termo, que era originalmente do Rio de Janeiro, mas era pouco conhecido em outras regiões brasileiras.

“Os resultados desse inquérito evidenciaram a relevância de estudos específicos sobre esses territórios, uma vez que apuraram que 7,2% da população do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, já naquele ano, residia em favelas”, informou o IBGE em nota divulgada nesta terça-feira, 23, sobre a alteração.

Números da ONU-Habitat 2022 mostram que cerca de 1 bilhão de pessoas vivem atualmente em favelas e assentamentos informais, em todo o mundo. Entretanto, para o IBGE, a projeção pode estar subestimada, devido às dificuldades de captação dos dados em diversos países e à dinamicidade de formação e dispersão desses territórios. “De acordo com a ONU-Habitat, em 2021, cerca de 56% da população do planeta vivia em áreas urbanas, e essa taxa deve subir para 68% em 2050”, completou.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.